Aprenda a liderar durante uma crise.

Passar por momentos de crise interna é algo que todas as empresas estão sujeitas. E os motivos para isso podem ser dos tipos mais variados: dificuldade financeira, relação abalada entre os profissionais, um quadro de desmotivação geral. Situação que se agravou ainda mais devido à pandemia que afeta o país, com várias empresas findando suas atividades.

Os pequenos negócios foram os mais afetados, com o encerramento de 10,3 milhões de empreendedores de 2019 para 2020 e, entre maio de 2020 a abril de 2021, 109.948 pequenos negócios suspensos, conforme relatório divulgado pelo Sebrae, em junho deste ano, e elaborado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

Nessas horas, um profissional com perfil de liderança é essencial, dada a importância da gestão de pessoas, além da motivação proporcionada. É importante ressaltar que o líder não necessariamente é alguém que tem cargo de chefia, mas o responsável por fazer a mediação entre os liderados e os objetivos da organização.

Mas, afinal, quais seriam as contribuições para engajar a equipe e prepará-la para os momentos de turbulência?

Saiba 5 maneiras

1- O primeiro passo diz respeito à importância de demonstrar apreço, atenção e empatia com os colaboradores. Isso aumenta a autoestima e confiança dos funcionários, refletindo diretamente no rendimento da empresa.

São pequenas atitudes como agradecimento de uma tarefa bem executada; envio de mensagens reconhecendo o esforço ou destacando a importância do profissional para a equipe; menção do profissional em reuniões; e proximidade dele com funções mais elevadas, como o líder sênior.

2- Outro fator que deve ser levado em consideração é a necessidade individual de cada um. É improvável compor uma equipe de pessoas extremamente iguais, com fragilidades e contextos sociais, culturais e econômicos distintos.

Portanto, seja atencioso e busque solucionar os problemas considerando as circunstâncias de cada funcionário.

3- O profissional quer se sentir útil e com autonomia para desenvolver ações importantes dentro do negócio, fazendo ele se sentir importante no time e parte das tomadas de decisões da empresa. Isso atribui valor ao empregado e fortalece o laço entre os integrantes da equipe.

4- Dê poder à sua equipe, conferindo novas responsabilidades aos profissionais. Um ambiente de crise gera insegurança, então, é importante reconhecer o potencial e o papel que eles têm na empresa.

5- E, por fim, aposte no lazer e na diversão. Uma crise interna não pode ser combatida somente com trabalho, então, planeje eventos para descontrair o grupo e aproximar a equipe, como cafés, happy hours, almoços, dentre outros, para elevar o ambiente da empresa.

Com essas dicas, a performance da empresa vai melhorar de forma significativa, e, consequentemente, o seu negócio vai apresentar um diferencial competitivo que nenhuma ferramenta tecnológica pode proporcionar: o trabalho em equipe.

 

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