Quando perguntamos se você, empresário, faz a gestão do conhecimento na sua empresa, imaginamos que muitas dúvidas devem surgir. Como? Por onde começar? Que ferramentas usar?
Calma!
O objetivo desse texto é esclarecer o assunto para que você consiga levar isso para o universo do seu negócio.
O Conhecimento gerado pela sua Equipe.
Num esquema de Gestão do Conhecimento, existem alguns processos e elementos envolvidos. Vamos explicar alguns para facilitar o entendimento.
Temos o conhecimento pessoal – que são as habilidades, comportamentos e técnicas que os indivíduos da sua organização possuem .
E o conhecimento organizacional – que são os meios e as ferramentas que os líderes da organização possuem para facilitar a aplicação do conhecimento pessoal (Missão, visão estratégica, tecnologia, processos e cultura organizacional.)
E precisamos então desenhar a forma como o conhecimento gerado será aplicado em produtos e serviços transformando-os em soluções e inovações.
Para isso, o modelo abordado pelo Guia Europeu de Boas Práticas, propõe um ciclo de gestão que compõe 5 atividades básicas: Identificar; Criar; Armazenar; Compartilhar e Armazenar.
Trazendo a teoria para a prática empresarial, a GC ganhou relevância nas organizações a partir da grande mudança na forma como as pessoas passaram a se comunicar através de meios eletrônicos como e-mails, WhatsApp, redes sociais, etc.
Pois um imenso volume de dados e informações desestruturadas passaram a trafegar dentro das empresas e precisavam ser organizadas para extrair desse ativo intangível o diferencial competitivo necessário para destacar-se no mercado.
Tecnologia aplicada na Gestão do Conhecimento.
Com a imensa demanda de informações trafegando dentro de uma organização tornou-se quase impossível fazer a gestão pelos meios tradicionais.
É nesse ponto que a tecnologia da informação, entra como um meio capaz de viabilizar o armazenamento e gerenciamento dos dados, para que a GC seja aplicada e direcionada ao objetivo principal da organização.
Então, podemos afirmar que temos a geração dos dados e informação (meio externo e interno); temos a TI (hardware e software) e temos o conhecimento pessoal (indivíduos da organização) formando os pilares para que a GC aconteça de forma eficiente no seu negócio.
Ou seja, a TI é o instrumento que gerencia os dados da organização enquanto que a GC gerencia a forma como os dados serão coletados, armazenados, tratados e aplicados em soluções e inovações, tornando-se assim em um diferencial competitivo para a organização.
A Importância da Gestão do Conhecimento na sua Empresa
Desde técnicas simples como o ‘on the job’, até as novas comunidades práticas de troca de conhecimento, o desenvolvimento dos profissionais dentro da organização pode ser feita través da troca de conhecimentos.
Empresas mais inovadoras que já possuem cultura tecnológica implantada, tratam o conhecimento coletivo como uma competência fundamental para o resultado da organização que leva em consideração as experiências individuais aplicadas ao trabalho realizado.
Sendo o capital intelectual um dos ativos mais valiosos que uma empresa possui, a GC é a administração desse capital que, direcionada para as politicas e a estratégia do negócio, dão suporte para a inovação e implementação de soluções que trarão resultados positivos para a organização.