Você faz a gestão do conhecimento na sua empresa?

Quando perguntamos se você, empresário, faz a gestão do conhecimento na sua empresa, imaginamos que muitas dúvidas devem surgir. Como? Por onde começar? Que ferramentas usar?

Calma!

O objetivo desse texto é esclarecer o assunto para que você consiga levar isso para o universo do seu negócio.

 

O Conhecimento gerado pela sua Equipe.

Num esquema de Gestão do Conhecimento, existem alguns processos e elementos envolvidos. Vamos explicar alguns para facilitar o entendimento.

Temos o conhecimento pessoal – que são as habilidades, comportamentos e técnicas que os indivíduos da sua organização possuem .

E o conhecimento organizacional – que são os meios e as ferramentas que os líderes da organização possuem para facilitar a aplicação do conhecimento pessoal (Missão, visão estratégica, tecnologia, processos e cultura organizacional.)

E precisamos então desenhar a forma como o conhecimento gerado será aplicado em produtos e serviços transformando-os em soluções e inovações.

Para isso, o modelo abordado pelo Guia Europeu de Boas Práticas, propõe um ciclo de gestão que compõe 5 atividades básicas: Identificar; Criar; Armazenar; Compartilhar e Armazenar.

Trazendo a teoria para a prática empresarial, a GC ganhou relevância nas organizações a partir da grande mudança na forma como as pessoas passaram a se comunicar através de meios eletrônicos como e-mails, WhatsApp, redes sociais, etc.

Pois um imenso volume de dados e informações desestruturadas passaram a trafegar dentro das empresas e precisavam ser organizadas para extrair desse ativo intangível o diferencial competitivo necessário para destacar-se no mercado.

 

Tecnologia aplicada na Gestão do Conhecimento.

Com a imensa demanda de informações trafegando dentro de uma organização tornou-se quase impossível fazer a gestão pelos meios tradicionais.

É nesse ponto que a tecnologia da informação, entra como um meio capaz de viabilizar o armazenamento e gerenciamento dos dados, para que a GC seja aplicada e direcionada ao objetivo principal da organização.

Então, podemos afirmar que temos a geração dos dados e informação (meio externo e interno); temos a TI (hardware e software) e temos o conhecimento pessoal (indivíduos da organização) formando os pilares para que a GC aconteça de forma eficiente no seu negócio.

Ou seja, a TI é o instrumento que gerencia os dados da organização enquanto que a GC gerencia a forma como os dados serão coletados, armazenados, tratados e aplicados em soluções e inovações, tornando-se assim em um diferencial competitivo para a organização.

 

A Importância da Gestão do Conhecimento na sua Empresa

Desde técnicas simples como o ‘on the job’, até as novas comunidades práticas de troca de conhecimento, o desenvolvimento dos profissionais dentro da organização pode ser feita través da troca de conhecimentos.

Empresas mais inovadoras que já possuem cultura tecnológica implantada, tratam o conhecimento coletivo como uma competência fundamental para o resultado da organização que leva em consideração as experiências individuais aplicadas ao trabalho realizado.

Sendo o capital intelectual um dos ativos mais valiosos que uma empresa possui, a GC é a administração desse capital que, direcionada para as politicas e a estratégia do negócio, dão suporte para a inovação e implementação de soluções que trarão resultados positivos para a organização.

Blog Pro Contabilidade e Consultoria
© Copyright 2020 Blog Pro Contabilidade e Consultoria. Desenvolvido por H6 Marketing.

    Fale conosco via Whatsapp

    PRO CONTABILIDADE

    Preencha todos os campos para que possamos registrar sua demanda. Ao enviar, você será direcionado ao atendimento via Whatsapp.