Transformação Digital nas Pequenas Empresas

A transformação digital se concretizou em 2020 com a presença da Pandemia do Covid-19.

Muitos negócios tiveram que fechar as portas e a única alternativa de sobrevivência estava (está) no formato digital.

E conhecendo os desafios desse cenário, viemos trazer alguns pontos importantes sobre a Transformação Digital nas Pequenas Empresas.

 

Transformação Digital

Estar no mundo digital vai além de ter um site, ou de ter um perfil nas redes sociais.

A presença no mercado digital, por muito tempo ficou vinculada apenas às grandes marcas.

Com um estigma de alto custo e complexidade, oferecer produtos ou serviços de pequenos negócios nas plataformas digitais, não parecia ser muito viável.

Ocorre que com a necessidade de manter as vendas mesmo com as portas fechadas, até o menor dos negócios precisou se adaptar para uma oferta digital.

Junto com essa necessidade de adequação surgiram inúmeras ferramentas e aplicativos que viabilizaram essa inserção em massa na comunidade digital.

Desde a construção de um site gratuita (pelo próprio Google) passando pela construção de uma loja digital (pelo Instagram e Facebook) e chegando a inúmeros aplicativos, de repente ficou fácil ser digital!

 

Mas o que é preciso para marcar presença no Mundo Digital?

Vamos lá:

Para entender o que é preciso para se fazer presente no mercado digital vamos falar de 3 tipos de negócios.

  • Negocio Local.

Os negócios locais são aqueles que possuem um ponto de venda físico e que não concretizam a venda desse serviço ou produto de forma online.

Por exemplo, uma loja de comida que pode apresentar seus produtos através de um site ou de um perfil de rede social porém efetiva sua venda de modo off-line.

Aqui, ter um site e uma mínima presença nas ferramentas de pesquisa como Google, podem ser suficientes.

Nesse caso, seu foco é atingir pessoas que estejam na sua proximidade.

 

  • Negócios Híbridos

Os negócios híbridos talvez sejam os que mais ganharão destaques daqui pra frente.

São negócios onde é possível viver uma experiência mista. Ela pode se iniciar no online e terminar no off-line, pode ser 100% online ou ainda 100% off-line.

Por exemplo, quando um negócio propõe a compra online, porém a retirada no local.

Eles possuem um ponto de venda físico e uma loja online.

Nesse caso a estrutura digital precisa ser mais robusta. Um site capaz de suportar as transações de compra, controle de estoque e entrega.

Além disso, o suporte às vendas e serviços; políticas de troca e devolução, por exemplo, precisam estar bem definidas e acessíveis.

Aqui o relacionamento digital com o cliente também é importante. E isso ocorre nas redes sociais.

 

  • Negócios Online

Aqui estamos falando de um ambiente 100% digital. Não há ponto de venda físico. A experiência do usuário é 100% online. Oferta, compra e entrega operando de forma integrada.

Nesse caso, toda a operação acontece num website ou num marketplace.

É importante ter um aplicativo e uma gestão online eficiente sobre trocas, devoluções, controle de estoque (quando for o caso) e atendimento ao cliente.

As redes sociais são uma extensão do canal de vendas e devem estar em harmonia com os valores da marca e experiência do usuário.

A concorrência no ambiente digital é ainda maior e mais acirrada. O que diferencia é a experiência que seu cliente vai ter nesse novo ambiente.

 

Como lidar com a concorrência no mundo digital?

A forma como nos promovemos na internet é diferente se comparado com o modelo de marketing tradicional.

As redes sociais e a internet em si é muito dinâmica.

Diariamente produtos novos surgem, cada segundo de atenção é disputado seja nos mobiles ou nos desktops.

O que vai fazer um usuário da internet se tornar um lead e um futuro cliente é a forma como sua marca/ produto/ serviço se apresenta para ele.

Não somente visual, mas em qual canal e em que momento ele está sendo impactado.

É uma pesquisa direta? Ou é um impacto de conveniência enquanto o seu futuro cliente está num momento de lazer digital?

Uma estratégia de marketing digital é fundamental para que seus futuros clientes sejam impactados no momento certo e da forma correta.

Além da captação, é preciso ter bases de retenção dos seus clientes.

E nesse aspecto estamos abordando o relacionamento com seus clientes.

Como nutrir seu cliente de informações relevantes que façam com que eles continuem consumindo o seu produto/ serviço e quem sabe, passam a te indicar a colegas e contatos da sua rede de relacionamento.

 

Rapadura é doce mais não é mole!

Que ficou fácil entrar no mundo digital, disso você já sabe!

O desafio que temos a partir de agora é como se manter vivo nesse novo mundo.

E aqui sim, os valores, continuam sendo o que sabemos: clareza e transparência nas informações, cumprimento de prazos, assertividade na entrega e mais do que nunca, qualidade no seu produto ou serviço.

Nós da PRO Contabilidade utilizamos a tecnologia disponível a nosso favor, melhorando processos e medindo a cada passo a satisfação na entrega do nosso serviço!

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