5 passos para fazer a projeção financeira da sua empresa

A importância de fazer uma projeção financeira está relacionada ao sucesso que a empresa almeja.
E como fazê-la? Aqui vai 5 passos para realizá-la eficientemente:

Analise a situação atual da empresa

Atente-se ao cenário atual do seu negócio, avaliando o posicionamento financeiro da empresa, bem como no mercado. Faça também uma avaliação do patrimônio e do caixa disponível, além das pendências financeiras, para entender como está o orçamento.

Faça um apanhado do histórico financeiro

Pesquise sobre os registros financeiros para obter informações sobre entradas, saídas, dentre outros pontos fundamentais para a projeção. Considere também despesas fixas, variáveis e possíveis imprevistos. Isso pode ajudar a identificar uma margem de segurança para o planejamento financeiro.

Identifique a velocidade do ciclo financeiro

O ciclo financeiro varia de empresa para empresa. Para as organizações com mais tempo, é possível analisar os dados dos últimos anos, mas o ideal é que seja de aproximadamente uma década para identificar o comportamento do mercado e como a empresa consegue lidar com diferentes cenários e períodos.

Analise o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio consiste em um índice que identifica o mínimo de faturamento necessário para conseguir se manter em funcionamento, cobrindo todos os custos da operação. Para obtê-lo, divide-se o total de despesas físicas pela margem de contribuição (que é o ganho em cada unidade vendida).

Monitore os resultados obtidos

A monitoração dos resultados deve ser realizada de forma constante, criando novas previsões, conforme necessidade e mudanças do mercado, para embasar novas estratégias e proporcionar uma tomada de decisão mais acertada.

Blog Pro Contabilidade e Consultoria
© Copyright 2020 Blog Pro Contabilidade e Consultoria. Desenvolvido por H6 Marketing.

    Fale conosco via Whatsapp

    PRO CONTABILIDADE

    Preencha todos os campos para que possamos registrar sua demanda. Ao enviar, você será direcionado ao atendimento via Whatsapp.