A Era da Informação é o momento histórico que estamos vivendo.
Tem inicio após a Era Industrial e é marcada pela disseminação da informação em especial com o surgimento da internet e de diversas inovações tecnológicas que temos vivenciado desde então.
E o que isso tem a ver com você e com o hoje?
Vamos lá!
Você reparou que o volume de informações mais que dobrou desde o inicio da Pandemia?
Segundo o estudo feito pela USC Annenberg School for Communication & Journalism a quantidade de noticias que circulam hoje a internet equivalem à leitura de 174 jornais por dia, por pessoa!
O efeito da pandemia e do isolamento social provocaram uma avalanche de informações e um consumo quase que desenfreado.
Quem nunca se viu com mais de um evento online agendado para o mesmo dia e hora?
Lives, Webinars, Cursos, Calls e Meentings e por aí vai.
A necessidade de se comunicar passou a ser ainda mais importante do que já era antes.
Aliado a isso, veio a necessidade – real – de se informar sobre o novo vírus, aos inúmeros novos decretos, regras e leis.
E a consequência foi estarmos conectados cada vez mais e absorvendo cada vez mais informações!
O que é INFOXICAÇÃO?
A palavra ‘infoxicação’ foi criada pelo físico Alfons Cornellá em 1996.
Alfons explica que o excesso de informação faz com que o nosso cérebro tenha dificuldades em processá-las causando dificuldade na tomada de decisão.
Ou seja, ficamos intoxicados pelo volume de dados que recebemos!
Isso pode ocorrer no âmbito pessoal e no profissional.
O excesso de informação pode causar transtornos de ansiedade e depressão; hiperconectividade – a necessidade de estar online o tempo todo; a sensação constante de falta de conhecimento; dificuldades na capacidade analítica e tomada de decisões, falta de concentração e etc.
INFOXICAÇÃO nas Empresas.
Não é a toa que grandes empresas como Coca- Cola e Grupo Globo investem pesado no processamento e tratamento de dados.
Antes mesmo do cenário pandêmico o assunto Big Data e Business Inteligence já estavam nas mesas de grandes empresários. E hoje, é ainda mais frequente.
Com a avalanche de informações geradas pela transformação digital brusca de 2020, os negócios precisam absorver de forma inteligente todos os dados que recebem.
As fontes de dados de uma empresa hoje podem ser as redes sociais, os e-mails, as ligações, os relatório de vendas, dados do CRM, e assim por diante.
E o volume de dados recebidos precisam ser tratados e processados de forma que o time da empresa possa usá-los de forma estratégica. Aqui entram as ferramentas de BI e Big Data.
A capacidade de analisar os dados para tomar as decisões cabe ao profissional, seja o próprio dono ou um gestor responsável.