Quanto o seu contador entende de Tributos?

Quando falamos sobre gestão de negócios, é comum o empresário começar a construir ao seu redor uma equipe de Experts e profissionais competentes que contribuam para o crescimento e sucesso do seu negócio. E por que, com a sua contabilidade seria diferente?

Faz parte de uma boa estratégia de Gestão Empresarial, manter a contabilidade da empresa em dia. E ainda mais, contar com profissionais capacitados e competentes para que lhe auxiliem durante a jornada do seu negócio. E é aqui que vamos abordar a importância de um contador que entenda de tributos atuando em conjunto com o seu negócio.

O que são tributos?

Os tributos são a principal fonte de recursos para manutenção do Governo. Cada governo, dentro de sua competência, além de poder, tem a responsabilidade de criar politicas públicas. E para promovê-las precisa de recurso. O recolhimento de tributos é a principal fonte desses recursos.

Dentro dos tipos de tributos, estão os impostos e as Taxas. E que podem ser Municipais, Estaduais e Federais.

O recolhimento dos tributos é feito de acordo com Leis e Regimes tributários. Logo, deixar de recolhê-los corretamente implica em multas e sanções legais.

Um contador que entenda de tributos!

O empresário sabe, ou deveria saber, que não consegue carregar uma empresa sozinho. Precisa ter ao seu lado pessoas que estejam engajadas com o seu ideal e somando esforços para conquistar os resultados desejados.

Na mesma linha anda a contabilidade da empresa. Uma empresa que negligencia a contabilidade acarreta problemas graves a curto e longo prazo e que certamente trarão consequências desagradáveis e dispendiosas.

Desde o inicio da empresa é adequado alinhar a estratégia contábil e tributaria do negocio. É aqui que um profissional capacitado e que entenda de tributos faz a diferença.

O contador tributarista possui amplo conhecimento sobre os tributos e entendimento sobre as leis e normas que os regem. E ainda quais são as incidências na área de atuação do negócio.

Sua atuação é consultiva e auditiva. Consultiva, pois, após tomar conhecimento da atividade da empresa e seu ramo de atuação, conseguirá prever situações fiscais e tributárias e optar por aquela que for menos onerosa para a empresa.

Auditiva porque poderá auditar processos, recolhimentos e apurações já ocorridas reavendo benefícios e aproveitamento de créditos que eventualmente a empresa possa ter adquirido em exercícios anteriores.

Além disso, o profissional atua de forma preventiva, inibindo possíveis erros e estudando estratégias fiscais e tributárias visando minimizar a carga de tributos sobre a empresa.

Faremos um adendo alertando que, as rotinas contábeis precisam estar em dia e serem registradas corretamente, pois os estudos e as estratégias traçadas serão embasados nas informações contábeis que foram apuradas!

Contabilidade Estratégica e Planejamento tributário

Planejar é a palavra de ordem para o crescimento saudável. A importância do planejamento é prever situações e antecipar providências para garantir uma trajetória mais próspera possível.

A melhor forma de superar as dificuldades é estar preparado par enfrenta-las.

A contabilidade estratégica deve atuar em conjunto com os demais setores da empresa. E além disso, a realidade da empresa deve estar demonstrada nos registros contábeis, pois é a partir do estudos desses registros que estratégias contábeis serão traçadas e mostrarão ao empresário o melhor momento para realizar um investimento, por exemplo.

O planejamento tributário muito tem a ver com a saúde financeira de um negócio. De acordo com o IBPT, no Brasil, cerca de 33% do faturamento de uma empresa é destinada ao pagamento de Tributos. E ônus do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro apurado pode chegar a 51%, aproximadamente!

Ou seja, o planejamento tributário é vital para a sobrevivência do seu negócio. E diante disso existem formas legais de buscar a redução no pagamento dos tributos.

Desde que esteja dentro da Lei, o Empresário tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira mais adequada e vantajosa buscando a redução dos custos fixos da sua empresa especialmente no que se refere a taxas e impostos. Através do planejamento tributário é possível reconhecer qual regime será mais apropriado de acordo com as normas legais, atividade e composição da empresa e a partir daí traçar estratégias para que a manutenção da carga tributária se mantenha dentro da meta calculada pela empresa.

Blog Pro Contabilidade e Consultoria
© Copyright 2020 Blog Pro Contabilidade e Consultoria. Desenvolvido por H6 Marketing.

    Fale conosco via Whatsapp

    PRO CONTABILIDADE

    Preencha todos os campos para que possamos registrar sua demanda. Ao enviar, você será direcionado ao atendimento via Whatsapp.