Hoje vamos falar de Empreendedorismo! E quais são as razões que nos levam a empreender?
De forma simplista existem 2 motivos: o primeiro é a vontade e o segundo é a necessidade.
Já quando o assunto é Expansão, normalmente está ligada ao aumento de retorno financeiro.
Contudo, antes de expandir é necessário fazer algumas análises para que a nova empreitada seja bem sucedida.
Vem comigo!
Analisando Cenários
Aproveitar a agilidade e o tempo que a tecnologia nos disponibiliza pode ser uma estratégia importante para conhecer melhor os clientes, trabalhar a fidelização e o relacionamento que eles já possuem com sua marca.
A maturidade do seu negocio e o seu nível de conhecimento sobre a operação também devem ser levados em consideração.
É preciso entender se a demanda aumentou devido a uma sazonalidade ou se já atingiu o ponto máximo de crescimento do negócio.
Através do planejamento estratégico é possível visualizar o momento atual em que o negócio se encontra e planejar ações futuras.
Outro ponto relevante é sobre os padrões de qualidade do serviço/ produto.
É comum que os empresários menos preparados percam o foco no negócio atual vislumbrando o crescimento.
Perdem a qualidade e consequentemente clientes.
Modelos de Expansão
Cenário analisado, riscos conhecidos e então você está decidido a expandir !
Vamos colocar aqui algumas formas que existem para ampliar o negócio.
A primeira, e mais óbvia opção, é abrir mais uma unidade própria. O retorno é maior, porém o investimento é alto. Também é preciso implantar processos eficientes de controle e gestão.
Fusões e Aquisições (M&A) de empresas também é uma possibilidade. Nesse cenário você pode investir em um negócio já ativo e em cartela de clientes já formada.
Nesse cenário, além do alto investimento, o maior desafio é alinhar valores que serão agregados ao negócio, e principalmente na cultura organizacional de ambos os times.
E tem também o modelo de Franquias. O formato de franquias é mais uma alternativa para quem quer ampliar os negócios.
Nessa opção o investimento tende a ser menor se comparado ao investimento em unidades próprias já que o recurso estará destinado na formatação do negócio e não na operação.
O modelo de franquias vai requerer uma padronização dos seus serviços e produtos e padrões de qualidade bem definidos.
Aqui os desafios também são grandes. É preciso ter uma empresa confiável para formatação do modelo da franquia e fazer uma análise detalhada na escolha dos franqueados.
Ainda assim a expansão deve ser feita de forma gradual para evitar que se perca em qualidade dos serviços e que falhe no suporte aos franqueados.
No modelo de franquia, o foco do empresário está voltado para o desenvolvimento da marca, sua visibilidade no mercado e seu valor.
E por fim…
Estamos experimentando um novo modelo de se relacionar e um novo modo de consumir.
A tecnologia está mudando a nossa rotina, e está à disposição de empresários e empreendedores que buscam inovar a forma como nos conectamos ao nosso público construindo relações positivas e duradouras.