Anteriormente já falamos aqui sobre o Capital Intelectual da sua empresa.
Hoje retomamos esse assunto abordando dessa vez o gerenciamento desse ativo intangível e o quanto ele agrega no desempenho da sua empresa.
Se você quer saber como agregar ainda mais valor para a sua empresa, vem com a gente.
O Ativo Intangível do seu Negócio
A contabilidade clássica se preocupa em mensurar os ativos tangíveis de uma empresa. Custos, impostos, resultados, cálculos e projeções todos baseados no que há de concreto, naquilo que se pode mensurar.
Os estudos recentes da contabilidade têm decido mais atenção aos assuntos relacionados aos ativos intangíveis, o chamado Capital Intelectual.
O conhecimento é o principal recurso intangível de uma organização.
A forma como esse conhecimento é aplicado ao negócio, e ainda a forma como a organização consegue aprender e agregar conhecimento, é o que gera valor, garantindo maior vantagem competitiva em relação ao mercado e aos concorrentes.
Gestão do Capital Intelectual
A atuação da contabilidade clássica, há tempos demonstra ineficiência no formato em que apresenta seus resultados.
Apenas relatórios com apurações contábeis e financeiras não são suficientes para suportar toda a operação de uma organização.
A discussão acerca do capital intelectual de uma empresa e os métodos de como gerir e mensurar esse recurso têm sido cada vez mais frequente nas mesas da contabilidade.
O novo mercado de consumo exige um esforço extra das organizações a se adaptarem e criarem produtos, serviços e experiências cada vez mais relevantes para o consumidor.
Conhecer a capacidade intelectual da organização e entender como aplicar esse recurso de forma eficiente trará a criação de valor dentro da organização e contribuirá para criar um comportamento organizacional competente para atuar em ambientes de incerteza.
Não precisamos dizer que, a habilidade de tomar decisões em situações de crise e conseguir enxergar soluções em um ambiente incerto, pode definir a trajetória de sucesso de uma empresa.
Inovação e Conhecimento
Como se mede o quanto inovadora é uma empresa?
Alguns dirão que depende da tecnologia que ela utiliza. Outros dirão que depende do produto ou serviço que ela oferece.
Mas o quanto uma empresa é inovadora pode ser medido pela cultura que essa empresa possui junto aos seus colaboradores.
O conhecimento é a base para a inovação. As inovações talvez mais marcantes ocorridas nas grandes empresas não rara as vezes vieram de pessoas que estavam completamente envolvidas com o processo produtivo.
Eles possuíam absoluto conhecimento sobre o processo, e vivenciavam isso, dia após dia. Eles tinham plena condição de inovar!
Quando uma empresa possui uma cultura em que incentiva o aprendizado, valoriza o conhecimento e sabe administrar os riscos para poder arriscar, essa empresa está inovando.
Investir em inovação é um ambiente incerto, é um investimento de futuro, explorando mercado novos, soluções novas ainda desconhecidas.
Pode vir a ser um caminho mais claro quando a empresa conhece o valor gerado pelo seu capital intelectual e o quanto consegue gerar e agregar conhecimento à toda a sua comunidade.