Pandemia, Transformação Digital e o Novo Normal.

Hoje vamos abordar no texto abaixo o tema Tecnologia, a Transformação Digital e  a Comunicação contextualizados no momento atual, e como a nossa vida está mudando diante da nova dinâmica social que a pandemia do Covid-19 nos trouxe. E ainda, como a contabilidade está inserida nesse momento.

Concentrando o nosso olhar apenas nos aspectos positivos, a Covid-19 chegou e fez acontecer a transformação digital que estava enroscada aqui no Brasil há alguns anos. Se antes faltava orçamento e tempo, agora tivemos que rearranjar nossas estratégias, orçamentos, e implantar, de vez, a transformação digital dentro do nosso negócio.

Historicamente, o setor que mais sofre com as oscilações de mercado, são as Pequenas e Médias Empresas. Recentemente foi divulgado em uma pesquisa do Sebrae que cerca de 87% das MPE convencionais registraram queda no faturamento durante o período de isolamento social.

As empresas convencionais sentem mais dificuldade em implantar inovações tecnológicas, por razões obvias. Orçamento, conhecimento, tempo, ferramentas, estrutura, perfil do produto/ serviço e mais outras tantas que podemos citar aqui. No entanto, a Covid-19 mudou esse cenário.

Tecnologia na pratica!

Quando a pandemia chegou e o mercado, em geral, se viu completamente afetado pelo Isolamento Social, muitos empresários tiveram que implantar novos métodos de atender seus clientes, entregar seus produtos ou prestar seus serviços. E os meios digitais se tornaram fundamentais para a sobrevivência do negocio!

Logo no inicio tivemos um boom nas Redes Sociais. Empresas que não tinham como estratégia se posicionar nas mídias sociais, se viram convencidas a aderir ao movimento para que pudessem se manter conectadas aos seus clientes! Na sequencia o mesmo boom com os aplicativos de entrega. O Delivery foi a solução adotadas por inúmeros segmentos. Inclusive, inúmeros novos serviços de entrega surgiram durante a pandemia.

Os aplicativos de reuniões e encontros virtuais, zoom, Skype, Google Meeting, encurtaram a distância, facilitaram a agenda e possibilitaram mantermos o contato visualmente ativo! Não só profissional como pessoal também!

Ou seja, estamos isolados, mas temos: Comunicação, entrega e relacionamento!

Comunicação Eficaz em tempos de Pandemia.

E falando mais sobre comunicação, entrega e relacionamento, outro fator que mudou foi a forma de comunicar.

A comunicação tornou-se mais do que nunca, fundamental para manter e atrair mais clientes.  Não só pelo volume de tráfego de dados nas nossas telas do smartphone, tablet ou notebook, mas principalmente porque o comportamento mudou.

No mês de Julho desse ano, uma pesquisa realizada pela plataforma de comunicação em nuvem Twilio, mostrou que a comunicação Multicanal (omnichannel) está assumindo um novo lugar nas empresas. Dos 92% participantes, 54% afirmaram que a Covid-19 os motivou a aumentar o foco na comunicação omnichannel e 53% implantaram novas forma de se comunicar com o cliente.

Contudo, mesmo com a comunicação omnichannel em alta, um tema que chega na mesa e gera discussão é o quanto essa inovação tecnológica substitui o ser humano. Existem inúmeros softwares de Inteligência Artificial e robôs que otimizam tarefas, aumentam produtividade, até iniciam o atendimento ao cliente….. mas o consumidor busca ainda se relacionar com pessoas. O vinculo não é gerado pelo robô. A tecnologia aparece como meio e não fim.

Ou seja, em plena transformação digital, as pessoas buscam empresas humanizadas. Buscam a comunicação humana, que gere empatia e que se identifique com o momento em que estamos vivendo. A tecnologia vem como base, facilitando e distribuindo, mas quem comunica, quem atende, entrega e presta o serviço ainda são Pessoas e quanto mais pessoal, melhor!

A contabilidade no novo mundo.

A área contábil já esteve na mira da tecnologia por algumas vezes. A cada dia sistemas de inteligência artificial e automações estão sendo lançados e executando muitas tarefas que os profissionais da área executam ou executavam.

Mas nem de longe isso é um risco para o setor. Conforme falamos logo acima, a tecnologia é meio e não fim!

De fato, o profissional que não se atualizar e que não aderir às automações para melhorar produtividade, ter mais assertividade nas informações e proporcionar mais controle aos seus clientes, esses sim estarão fadados a serem substituídos e esquecidos.

Porém enquanto houver interação entre o serviço e o cliente haverá uma pessoa fazendo a ponte entre tecnologia e entrega. É na entrega do serviço que se agrega valor. E o valor está na qualidade das informações, na forma como são apresentadas, no quanto relevante é para o seu cliente e na disponibilidade que você como prestador de serviço oferecerá ao cliente. A experiência que você vai oferecer ao seu cliente.

O mundo corre, o tempo voa. As necessidades são imediatas. O atendimento precisa estar acessível, disponível e ágil.

O nosso novo normal será pautado nas relações humanas sim e moderada pelos diversos meios tecnológicos.

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