Nos países em desenvolvimento, o universo das Pequenas e Médias empresas são a máquina do crescimento. Elas possuem grande representatividade na economia do país puxando seu resultado pra cima ou pra baixo de acordo com a sua capacidade de gerar empregos, flexibilidade no negócio e inovação.
Mas talvez o que você ainda não saiba é que o Capital Intelectual das Pequenas e Médias Empresas está diretamente ligado com o seu resultado. Leia mais abaixo!
Explicando o Capital Intelectual
Começando pelo começo….. O que é Capital Intelectual?
Toda empresa entende que o Capital Humano é o seu ativo mais valioso, visto que é dessa fonte que nascem decisões e tomadas de atitudes geradoras de valores econômicos que direcionam o crescimento e desenvolvimento de uma organização.
O Capital Humano é composto pelo capital Intelectual e o Capital Relacional da sua empresa.
Segundo Edvinsson (1997), o Capital Intelectual (CI) é o conhecimento adquirido pela experiência aplicada, tecnologia organizacional, relacionamento com o cliente e habilidades profissionais que proporcionam às organizações vantagens competitivas no mercado.
No entanto estamos falando de Ativos Intangíveis. Não encontraremos esses números no balanço patrimonial da sua empresa, por exemplo!
Então como saber e reconhecer o Capital Intelectual do meu Negócio? Vem comigo que te explico!
Como Medir o Capital Intelectual da Minha empresa?
Por se tratar de algo intangível, não há em si, um método único e pronto para você aplicar na sua empresa e então descobrir quanto vale o capital intelectual do seu negócio.
Vamos pensar em uma marca. Quanto vale uma marca?
Vale o quanto as pessoas, lembram, indicam, consomem e se relacionam com ela. E ainda o quanto estão dispostas a mudar (decisão de compra) em relação às demais marcas concorrentes.
Ou seja, o conjunto dos ativos intangíveis garantem a vantagem competitiva necessária no mercado para que o produto/ serviço gerem valores monetários positivos.
Tendo isso em mente, você poderá criar indicativos dentro do seu negócio que avaliem seus diferenciais competitivos (atendimento, entrega, preço, estrutura, etc) em relação a sua concorrência, por exemplo.
É possível também medir o grau de satisfação dos seus clientes em comparação com outras marcas. O quanto estão satisfeitos com a sua entrega? Qual a possibilidade de indicarem para amigos? Como se sentem após consumir o seu produto/ serviço?
Após a definição desses indicativos, é possível relacioná-los aos indicativos tradicionais de resultados, e então você conseguirá enxergar em qual direção está caminhando.
Conclusão
Pesquisam revelam que as empresas que demonstraram melhores resultados financeiros eram também as que tinham maior capital intelectual.
Seu resultado está diretamente ligado ao valor percebido pelo mercado. E esse valor é criado a partir do seu Capital Humano combinado com a entrega realizada ao seu cliente!
(Esse texto foi produzido com base na Dissertação de Mestrado do CEO da PRO Contabilidade e Consultoria – Vinicius Figueiredo de Faria. Tema: A relação entre o capital intelectual e o desempenho das PMEs)