Conheça como Expandir o seu Negócio

Hoje vamos falar de Empreendedorismo! E quais são as razões que nos levam a empreender?

De forma simplista existem 2 motivos: o primeiro é a vontade e o segundo é a necessidade.

Já quando o assunto é Expansão,  normalmente está ligada ao aumento de retorno financeiro.

Contudo, antes de expandir é necessário fazer algumas análises para que a nova empreitada seja bem sucedida.

Vem comigo!

 

Analisando Cenários

Aproveitar a agilidade e o tempo que a tecnologia nos disponibiliza pode ser uma estratégia importante para conhecer melhor os clientes, trabalhar a fidelização e o relacionamento que eles já possuem com sua marca.

A maturidade do seu negocio e o seu nível de conhecimento sobre a operação também devem ser levados em consideração.

É preciso entender se a demanda aumentou devido a uma sazonalidade ou se já atingiu o ponto máximo de crescimento do negócio.

Através do planejamento estratégico é possível  visualizar o momento atual em que o negócio se encontra e planejar ações futuras.

Outro ponto relevante é sobre os padrões de qualidade do serviço/ produto.

É comum que os empresários menos preparados percam o foco no negócio atual vislumbrando o crescimento.

Perdem a qualidade e consequentemente clientes.

 

Modelos de Expansão

Cenário analisado, riscos conhecidos e então você está decidido a expandir !

Vamos colocar aqui algumas formas que existem para ampliar o negócio.

A primeira, e mais óbvia opção, é abrir mais uma unidade própria. O retorno é maior, porém o investimento é alto. Também é preciso implantar processos eficientes de controle e gestão.

Fusões e Aquisições (M&A) de empresas também é uma possibilidade. Nesse cenário você pode investir em um negócio já ativo e em cartela de clientes já formada.

Nesse cenário, além do alto investimento, o maior desafio é alinhar valores que serão agregados ao negócio, e principalmente na cultura organizacional de ambos os times.

E tem também o modelo de Franquias.  O formato de franquias é mais uma alternativa para quem quer ampliar os negócios.

Nessa opção o investimento tende a ser menor se comparado ao investimento em unidades próprias já que o recurso estará destinado na formatação do negócio e não na operação.

O modelo de franquias vai requerer uma padronização dos seus serviços e produtos e padrões de qualidade bem definidos.

Aqui os desafios também são grandes. É preciso ter uma empresa confiável para formatação do modelo da franquia e fazer uma análise detalhada na escolha dos franqueados.

Ainda assim a expansão deve ser feita de forma gradual para evitar que se perca em qualidade dos serviços e que falhe no suporte aos franqueados.

No modelo de franquia, o foco do empresário está voltado para o desenvolvimento da marca, sua visibilidade no mercado e seu valor.

E por fim…

Estamos experimentando um novo modelo de se relacionar e um novo modo de consumir.

A tecnologia está mudando a nossa rotina, e está à disposição de empresários e empreendedores que buscam inovar a forma como nos conectamos ao nosso público construindo relações positivas e duradouras.

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