Investir em Franquias é uma alternativa?

 

 

Historicamente, Investir no setor de franquias num momento de crise, quase sempre é uma opção promissora.

Mas será que agora, na crise atual, continua sendo?

Bem, a resposta é sim, no entanto, as análises precisam estar mais afinadas com o momento e com o segmento que a franquia atua.

Segundo a análise do consultor do Sebrae-SP Ruy Barros, em entrevista dada para a revista PEGN,  ele confirma que a crise mudou muitos negócios e também abriu as portas para outros tantos, e para avaliar a decisão de investir numa franquia, deve-se observar o mercado e a forma em que atuam:

“…Por exemplo, investir em franquias que usam as redes sociais pode ser uma oportunidade(…). Franquias de renegociação de dívidas, de avaliação de contratos, de contabilidade, podem ser opções também”.

Dentro do mercado de Franchising existem as franquias tradicionais e as microfranquias que se caracterizam pelo baixo investimento.

 

As microfranquias: Características e vantagens

Como dito, o investimento em microfranquias pode ser uma boa opção para pessoas que querem abrir o seu próprio negócio porém não possuem grande capacidade de investimento.

Na lista de Microfranquias disponibilizada na Associação Brasileira de Franquias (ABF) existem opções que estão abaixo  de 10mil reais até às que chegam a 90mil de investimento.

Mesmo sendo uma versão mais enxuta de uma franquia tradicional, as microfranquias também são regidas pela Lei de Franquias (nº 8.955/94).

Outro fator importante é que as microfranquias  podem apresentar faturamento igual o ao das franquias tradicionais.

 

Vantagens do sistema de Franchising.

A grande vantagem de fazer parte de um sistema de franquias é que o modelo de negócio já está formatado. As franquias proporcionam aos seus proprietários um negócio estruturado e testado, com marca reconhecida e estabelecida no mercado.

O valor percebido pelo consumidor é conhecido e as estratégias de vendas normalmente já estão traçadas.

Além disso o franqueador é responsável por oferecer aos seus franqueados treinamentos, manuais, consultorias, análises de mercado  e todo know-how necessário para que o franqueado consiga o retorno esperado.

No caso das microfranquias, sem duvida, a maior vantagem é o baixo investimento e que em muitos casos não se faz necessário estabelecer um ponto de venda.

Uma microfranquia como a PRO, por exemplo, não há necessidade de implantar um ponto de venda físico. Você pode empreender da sua casa nos horários que forem mais convenientes e proveitosos para você.

 

O cenário atual.

Segundo a ABF, em 2019 o mercado de franquias cresceu cerca de 6,8%, sendo que 1,4% correspondem as novas marcas que foram criadas. O segmento injetou cerca de 186,75 bilhões de reais na economia nacional.

O número de empreendedores propensos a investir em uma microfranquia é crescente. E é simples de explicar quando comparamos o investimento necessário para implantar uma microfranquia se comparada a uma franquia tradicional.

Sendo assim, a cada novo negócio criado, o objetivo e a tendência é crescer e se desenvolver, e dessa forma, as microfranquias em especial têm colaborado para a empregabilidade do país. Mais oportunidades e postos de trabalhos são criados.

Para ilustrarmos o tema, só em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram empregadas em novos cargos criados pelo sistema de franchising.

O grande diferencial da comunidade de franquias é a inteligência coletiva. Desde sempre o setor de franquias foi colaborativo o que faz com o setor se fortaleça cada vez mais no mercado.

Esse aspecto, segundo a diretora da ABF Regional de Minas Gerais, foi o que permitiu o setor passar pela crise de forma mais controlada.

Muitas franquias se adaptaram e criaram novos modelos mais enxutos e diversificaram a oferta do serviço/ produto na tentativa de minimizar o impacto da crise.

Para o empreendedor brasileiro, a busca pela superação é uma constante. O mercado é dinâmico e instável e isso faz com que sejamos talvez os mais criativos e adaptáveis no mundo empreendedor.

As franquias minimizam os riscos, pois estamos falando de um modelo de negócio já testado e com valor já reconhecido pelo seu consumidor.

Contudo, não existem garantias de sucesso. Muitos negócios fecham por falta de planejamento. Empreender requer responsabilidade, conhecimento e planejamento, sobretudo!

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