Como Mapear Cenários para Tomada de Decisão.

Hoje o nosso objetivo não é encher você de conceitos e teorias sobre a gestão do seu negócio.

Nosso convite de hoje é refletirmos juntos sobre o que é a tomada de decisão orientada, e o quanto esse ‘comportamento’ fará a diferença no seu negócio.

Vamos lá?

Mapeando Cenários

Existem vários tipos de ferramentas e técnicas para fazer o mapeamento do cenário (interno) de um negócio.

Porém antes de irmos para a prática, vamos começar quebrando alguns paradigmas.

O primeiro delas é sobre a análise do ambiente em que o negócio está inserido.

Independente do tamanho ou se sua empresa está no inicio, analisar os cenários e mapear a necessidade do seu cliente é fundamental.

Um bom exercício é se colocar no lugar do seu cliente e se perguntar por que ele compraria seu produto ou contrataria seu serviço.

Dessa forma você entende qual é a necessidade (problema) que você vai resolver para o seu cliente.

Depois mapeie os processos internos da sua empresa. Descubra os pontos de gargalo e os pontos chaves para que o processo aconteça.

Faça uma pesquisa com seus clientes. Entenda qual é a percepção que eles têm quando recebem seu serviço ou produto.

Você pode aplicar o modelo de pesquisa NPS (Net Promote Score) para determinar o nível de satisfação do seu cliente e o quanto ele recomendaria para alguém.

 

Orientando as Decisões

A partir do momento que você conhece a necessidade do seu cliente e também o ambiente interno da sua organização, você tem condições de criar uma estratégia que te auxilie na gestão do seu negócio.

Quem dirige um negócio hoje sabe o peso que tem as decisões que tomam diariamente.

Uma técnica, que não é novidade, porém é muito eficiente, é a análise SWOT.

A Matriz SWOT analise as forças, fraquezas – ambiente interno onde há controle – e ameaças e oportunidades – ambiente externo onde não há controle – de uma empresa.

 

Decisões durante a Crise

Durante a existência de um negócio é comum vivenciar momentos de crise.

Crises que nascem por motivações internas, ou externas, como a que temos enfrentado atualmente.

Se você tem dificuldades de fazer a gestão de crise na sua empresa, leia mais nesse link.

Participar da comunidade empreendedora em que atua e dividir com outros empreendedores os desafios do seu negócio pode ser bastante relevante.

Estamos vivendo na era do compartilhamento. Ainda mais acentuado por um ano de crise e incertezas.

Muitos empreendedores estão se unindo para encontrar soluções que atendam às novas necessidades e ao novo momento econômico.

A empatia, como soft skill do empresário tem sido importante para enxergar novas oportunidades e colaborar com o desenvolvimento de todos à sua volta.

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