Gestão de Crise na Sua Empresa

E enfim, esse ano está acabando! Quem aí vai ficar com saudades?

Acho que não é a maioria!

Depois de vivermos um ano completamente atípico, para não dizer…(assustador), vamos logo ao que interessa:

O que você vai levar de 2020 para o seu próximo ano?

Como de costume nós vamos concentrar nosso olhar sobre NEGÓCIOS, porque é disso que a gente gosta e sabe falar!

A economia patinou! O pequeno empresário precisou enfrentar desafios maiores do que já imaginados e que não estavam nos planos. Alguns setores chegaram a parar completamente, a exemplo do setor de turismo e eventos!

Desemprego nas alturas! Maior índice de encerramento de CNPJs já registrado. Mercado financeiro virado de ponta cabeça!

Em contrapartida, outros setores, viram seus negócios explodirem! Um boom na demanda!

A exemplo do setor de deliveries, das compras on-line, dos seguros de vida, da indústria de móveis, das farmácias, supermercados, equipamentos fitness e etc.

O desafio dos empreendedores é enxergar nas ameaças, novas oportunidades de empreender!

E como proteger o seu negócio diante da crise?

Certamente o isolamento social que vivemos esse ano afetou diretamente os negócios.

No entanto, no ambiente interno, existem ações que auxiliam o empresário a enfrentar a crise e manter o seu negócio funcionando.

Elencaremos abaixo 3 pontos que embora pareçam óbvios, são importantes para a gestão do seu negócio durante um período de crise:

  1. Resiliência.

Faça um esforço extra para que seu negócio continue funcionando. Ainda que em menores proporções, é importante que você encontre alternativas de se manter ativo nas atividades. Fique de olho nas oportunidades que a crise apresenta. Novas taxas de negociações, novas linhas de créditos, maior tolerância na negociação com fornecedores, etc.

  1. Alinhamento e Foco.

Diante de uma situação de crise, é importante alinhar com a sua equipe quais serão as providencias a serem tomadas. Redefinição de papéis operacionais, adequação dos objetivos organizacionais, reposicionamento da empresa diante do cenário externo. Para que o objetivo seja alcançado, o time precisa estar envolvido e engajado.

  1. Inovação.

Mantenha-se conectado com o seu público. Informe sua audiência sobre os novos rumos, novos projetos, novos desafios. Busque entender as novas necessidades e tente adequar seu produto/ serviço para que permaneça na lista de prioridades para o seu cliente.

E o que muda daqui pra frente?

Tudo!

Não vamos deixar de viver como sabemos, mas em todos nós houve uma mudança. O cenário mudou. O consumidor mudou. Os valores tiveram sua ordem modificada. O olhar está voltado para qualidade, sustentabilidade, transparência, verdade e por que não necessidade!

Também vimos e contribuímos para acontecer uma revolução digital de forma exponencial.

Novas tecnologias nos oferecendo mais serviços, mais qualidade, mais conforto, mais agilidade, nos mantendo conectados de uma nova forma.

Estamos num ambiente onde as barreiras já não são as paredes das salas, dos prédios ou a distância geográfica.

E para que o seu negócio sobreviva e cresça nesse novo mundo, é preciso encarar os novos desafios e se adaptar às novas realidades que estão por vir.

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