Como tomar uma decisão mais assertiva?

Na vida de um empresário, é fácil identificar inúmeros desafios que o acompanham. Se pegarmos desde o início, começaremos lá pelo desenho do Plano de Negócios – o sonho indo para o papel. Depois vem o tal do planejamento estratégico – como esse sonho vai virar a realidade.  Aí vem a implantação do negócio: montar a estrutura e começar a divulgação.  As vendas estão acontecendo, na maioria delas é você empresário quem vende e clientes começam a surgir.

Se fizermos uma analogia de uma empresa à uma pessoa, podemos dizer que ela está começando a andar. Leva uns tropeços, cai aqui, se apoia ali, mas vai caminhando. Na fase em que o caminhar já está dominado, começam as análises. Precisamos saber se estamos indo na direção certa. Se estamos rápidos demais ou se estamos lentos demais. Olhamos para o lado, comparamos nossos concorrentes. E então começam as perguntas. Tudo o que eu tenho feito, está dando certo? O que eu preciso mudar? Como eu faço para mudar?

Seja num novo negócio, seja num negócio já estabelecido, existe uma tarefa que empresário nenhum consegue delegar. É a tomada de decisão.

Ainda que possua um corpo gerencial ou diretivo preparado, o empresário vai decidir. Seja a decisão de uma ação, seja a decisão de uma contratação, de uma dispensa, de uma compra, de uma venda…. sempre haverá a última palavra. E ela é sua, meu caro amigo empresário!

E como fazer para que o processo de tomar decisões seja algo indolor?

Bom, a tomada de decisões está pautada em alguns pilares. São eles: o conhecimento da causa da situação problema, as informações que você possui sobre tal situação e a sua personalidade como empreendedor!

Então vamos lá:

1- Conhecer a causa do problema é fundamental. E você só vai conseguir isso se estiver informado, inteirado dos processos que o seu negócio possui.

Existem formas de estar por dentro sem necessariamente estar colocando a mão na massa. Os sistemas de gestão de vendas como CRMs auxiliam no controle de desempenho dos seus vendedores, por exemplo. Sistemas de gestão integrados, como ERPs, são também excelentes ferramentas de controle de processos para produção, estoque, prazos.

Tão importante quanto medir os processos internos, é também medir os processos externos.

O feedback de clientes é muito valioso. E para isso você vai precisar realizar o pós venda. Entender como o seu cliente recebeu o seu produto ou serviço e como foi essa experiência para ele. Para conseguir isso, você pode enviar uma pesquisa via e-mail, via whatsapp, até mesmo por telefone, dependendo do seu ramo de atuação.

2- A coleta das informações:  Se para cada uma das etapas que citamos acima, de forma genérica, você conseguir implantar, ainda que de forma manual algum tipo de Check List ou KPI, já terá de alguma forma os registros iniciais e conseguirá portanto identificar possíveis falhas.

Em geral pequenas empresas sofrem mais com a tomada de decisão pois a empresa depende muito da atuação do próprio empresário.

E isso ocorre seja na ponta de venda, seja na gestão interna.  O pequeno empreendedor precisa ainda mais estar ligado na rotina diária do negócio, no mercado em que atua, e apoiado a parceiros, para que assim o seu feeling no momento da decisão seja o mais assertivo possível.

Aqui na Pro, por exemplo, nós desenvolvemos um software de gestão que nos auxilia na tomada de decisões, não só para nossa empresa como para a de nossos clientes.  Via de regra toda informação contábil e fiscal precisa transitar entre você e seu contador. Ele é responsável por compilar esses dados, e prestar as contas para as respectivas autoridades. Com isso nós tratamos esses dados transformamos em informações úteis. Esses dados são entregues em forma de relatório para que o cliente/ empresário possa tomar sua decisão embasada em um conjunto de informações reais.

3- E por último, não podemos deixar de levar em conta o seu perfil empreendedor.

Se você é um empreendedor ousado, que se arrisca, que aposta alto. Ou se adota uma linha mais conservadora. Se você adota uma gestão flexibilizada onde permite que seus colaboradores participem das decisões, ou se conduz a equipe de forma autocrática, onde somente a chefia pode participar das decisões finais.

Portanto, Empreender, é, sobretudo saber lidar com as adversidades que o mundo dos negócios nos apresenta. É saber conduzir pessoas em busca de um objetivo comum, é administrar recursos e controlar o ego.

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