Você é da turma que enxerga a contabilidade como algo complicado e de interesse exclusivo aos contadores?
Pois saiba que você não está sozinho. Ocorre que, por inúmeros motivos, a sociedade nos faz enxergar a contabilidade como algo assim, chato e burocrático.
Só que, usando as palavras de Luciano Guerra, a contabilidade trata de dinheiro, e dinheiro é algo que interessa a todos! Certo?
Então vamos lá!
Descomplicando a Contabilidade.
De uma forma simples podemos dizer que, sem perceber nós já aplicamos os conceitos da contabilidade a todo o momento em várias áreas da nossa vida pessoal e profissional.
Consultando a sua definição no dicionário, por exemplo, Contabilidade é a “ciência teórica e prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma firma ou empresa.” Ou ainda, a arte de escriturar livros comerciais.
A contabilidade coleta, registra, analisa e interpreta dados e fenômenos para direcionar uma futura ação!
Ora, se não é isso que fazemos quando decidimos comprar algo! Ou quando decidimos investir numa viagem, por exemplo?
Então, agora, colocando o foco no mundo corporativo, a palavra Contabilidade provoca arrepios aos empresários menos preparados!
Isso porque, erroneamente, enxergam a contabilidade apenas como uma parte chata e burocrática da empresa, que não gera retorno e ainda possui um caráter de fiscalização. Está errado!
Já falamos aqui, o quanto uma contabilidade estratégica pode ser o diferencial para aumentar a lucratividade da sua empresa e te manter no jogo por muito mais tempo!
E pensando em cada empresário que se sente perdido no mundo contábil, hoje falaremos um pouco sobre como a contabilidade pode ser direta e objetiva.
Realidade Nua e Crua.
Quanto mais informação você fornecer para sua contabilidade mais assertivo e verdadeiro serão os apontamentos apresentados nos relatórios contábeis.
Essa transparência entre contador e empresário é fundamental para o sucesso da Gestão Empresarial.
As apurações contábeis e fiscais que são realizadas têm por objetivo retratar a realidade da empresa do ponto de vista financeiro, contábil e fiscal num cenário interno e externo no que se refere a área de atuação da empresa.
A partir daí vários desdobramentos têm sua origem, como gestão financeira e orçamentária, gestão de fluxo de caixa, gestão de estoque (quando aplicável).
Estratégias para melhorar a lucratividade, a organização e a adequação de rotinas fiscais e planejamento tributário que são verdadeiros pilares para administração de uma empresa.
Direto ao Ponto!
A contabilidade moderna tem exercido um papel fundamental no desempenho e até na sobrevivência de empresas.
Atuando de forma ativa e participativa nos processos internos da empresa, o setor contábil tem a capacidade de coletar os dados gerados pela sua empresa, que após análise e interpretação relacionados ao ambiente e a realidade do negócio, se transformam em informações estratégicas para decisões relevantes sobre o futuro da empresa.
A partir dos cenários diagnosticados, a contabilidade é capaz de apresentar as soluções e suas projeções! Expansão, investimentos, lucro!
A relação Empresário x Contador precisa ser próxima, clara e direta.
Os objetivos e intenções do empresário precisam ser tratados com a sua contabilidade para que essa possa orientar a estruturação da empresa de forma condizente com o caminho que seu criador deseja trilhar!
Segundo IBGE (2019) cerca de 21% das Micro e Pequenas empresas morrem no seu primeiro ano de atividade. E chegam a 50% nos primeiros 4 anos!
Além de fatores econômicos que contribuem para essa estatística, é comprovado há alguns anos que em sua maior parte, as empresas morrem por falta de conhecimento e gestão, incluindo a gestão contábil realizada de forma irregular e incompleta.
É preciso que o Empresário que tenha interesse em construir uma base sólida para o seu negócio, compreenda que a contabilidade é uma das artérias principais para a vida da organização.